Voto Democrático

Cansado da politica e dos políticos? A abstenção tem sido ou pretende ser o seu sentido de voto? Não faça isso, vote em branco...

Nós Portugueses somos por natureza um povo pacato, ordeiro e que normalmente reclama para dentro, onde este Sofá acima apresentado caracteriza a nossa posição ao longo dos anos de Democracia, que tem variado entre o Laranja e o Vermelho (ultimamente até debotou em Rosa...), de espera impávida e serena. O Voto é um direito consagrado na Constituição, que tem sido muito mal utilizado por todos nós. Nas próximas eleições vamos mostrar a todos os partidos, a todos os politicos, ao Sr. Presidente da República, à Assembleia da República e aos seus Deputados por nós, supostamente, eleitos, a nossa indignação e a nossa revolta pelo caminho de perfeita surdez a que a maioria do povo tem sido sujeita. Porque sei de várias conversas com outras pessoas que este sentimento é transversal a grande parte da sociedade, farta de ver Governos e Politicos legitimados com grandes taxas de abstenção, que resolvi dar o meu contributo para que o próximo voto não seja caracterizado pela abstenção, mas sim pelo VOTO em BRANCO, é um direito façamos bom uso dele...





Pois é, os votos em Branco atingiram neste acto eleitoral em que se escolhia o Presidente da República, os 191 mil votos, correspondendo a 4,3% da votação total.

Esta foi a maior percentagem de sempre de votos brancos,conforme pode ser lido no Jornal Público, sendo mais um aspecto que os politicos têm que levar em conta, pois estamos fartos de tanta incompetência e indiferença para com os cidadãos.

Quando a abstenção se situou nos 53,4%, seria de esperar que o eleito Presidente da República, Cavaco Silva, tivesse isto em conta no seu discurso de vitória, pudesse ter falado do que vai fazer para ajudar a retirar o nosso Portugal do atoleiro onde se encontra, de que forma pretende implementar aquilo que diz serem as suas prioridades para Portugal.

Mas não, resolveu responder aos adversários, quando durante a campanha o negou fazer, quando a democracia e o combate politico lho exigiram, mas não resolveu fazê-lo quando todos já se tinham calado, quando estas eleições já haviam terminado para os outros, uma estranha forma de querer parecer mais sério que aqueles que apenas lhe pediram respostas e esclarecimentos, legitimos e onde ele se deu ao luxo de nada esclarecer.

O sentimento de vingança emanou dos poros, com total desrespeito pelo tempo em que o fez, e proclamando uma vitória como nunca, vá-se lá entender a necessidade de se auto legitimar, quando toda a gente entende que 53,4% de abstenção, mais 4,3% de Votos Brancos, mais os nulos, lhe conferem uma legitimidade relativa, para mais quando se furtou a esclarecer os Portugueses, eleitores de pleno direito durante a campanha, em que a história um dia talvez possa esclarecer as verdadeiras razões para tão incompreensível atitude.

Mas como se diz as atitudes ficam com cada um e neste caso nós não esquecemos que talvez o nosso Presidente, agora eleito, tenha apenas tido um momento que em bom Português se poderia referir como "cobardia" politica, ou de caracter, e talvez seja caso para dizer, terá que nascer mais duas vezes para realmente parecer aquilo que quis fazer parecer ser...


Por estas e por outras é que Portugal tem que definitivamente mudar.

Por isto vá votar e VOTE EM BRANCO...


Mais uma eleição decorreu neste dia frio de Janeiro e sem grandes surpresas no que respeita ao vencedor.

Porém o que mais ressalta desta acto eleitoral é a abstenção onde mais de metade da população não votou, porque será?

Os cidadãos estão fartos desta classe política, em toda a sua generalidade, onde nem os políticos Anibal Cavaco Silva e Manuel Alegre escapam.

Esta campanha eleitoral foi, e quero ser brando, degradante na forma como estes políticos esgrimiram argumentos, onde pudemos conhecer uma faceta, quiçá baixa, do agora eleito Presidente da República, Anibal Cavaco Silva.

Agora é ver os mais variados lideres dos partidos politicos, analisarem a seu belo prazer, os resultados, seja os problemas com o número de eleitor ao longo do dia, seja a penalização do governo, ou outro qualquer motivo. Não será definitivamente importante analisar e responder em definitivo aos números da ABSTENÇÃO???

Segundo hoje o Jornal Público pôde acompanhar, os cidadãos estão tristes, fartos e desencantados com a politica e com quem nos governa, entenda-se, Presidente, Governo, partidos, etc...

Uma palavra ao Dr. Fernando Nobre e a José Manuel Coelho, comprovaram que o caminho é feito por gente mais séria, sem ligação a aparelhos partidários, independentemente da forma como o fizeram...

Realmente o desencanto continua, infelizmente de forma mais profunda.

Se calhar o candidato Madeirense, José Manuel Coelho, terá razão ao pedir a demissão do Presidente da Comissão Nacional de Eleições pelo sucedido hoje, bem como a repetição do acto eleitoral...

Por estas e por outras é que Portugal tem que definitivamente mudar.

Por isto vá votar e VOTE EM BRANCO...






É penoso, para não dizer degradante, o caminho que esta pré campanha das eleições presidenciais tomou, onde se fala de tudo o que é acessório e nada do que é essencial, uma vergonha.

Como se pode ler nos diversos artigos do Jornal Público, os candidatos Cavaco Silva e Manuel Alegre, directamente ou através das suas equipas, degladiam-se ao estilo de arruaceiros, onde quase, nem os "palavrões", ficam de fora.

Numa altura em que o país continua a cair, neste buraco sem fundo onde políticos, governantes, Justiça, Banca e especulação em geral nos colocaram, continuamos a ser brindados com noticias sobre o Caso "Face Oculta", onde se assiste, ao estilo de novela mexicana de baixo orçamento, às continuas manobras entre pessoas e instituições, num vai vem de procedimentos que mais não tem como objectivo senão distrair os cidadãos do essencial, ESTAMOS EM GRAVE CRISE.


Subscribe